Home / QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Essa história começa em 2003, quando os produtores rurais paulistas Antonio Higino Ferreira e seu filho Tony Régis Ferreira – proprietários de um seringal na cidade de Magda – ouviram falar da técnica artesanal de produção do “Couro Vegetal da Amazônia”. Tony decidiu então viajar para o Norte do Brasil em busca de informações junto aos seringueiros pioneiros. Na reserva florestal Maracatiara, encontrou-se com os colonos da região, expôs objetivamente seu interesse na técnica e recebeu uma grande contribuição para o avanço de seu conhecimento, em troca do compromisso de trabalhar pela melhoria do comércio e da rentabilidade da extração do material.

O compromisso com os seringueiros da reserva Maracatiara vai além da ampliação dos horizontes do negócio extrativista: insere-se num contexto bem mais amplo, que contempla esforços pela melhoria da qualidade de vida dos nativos. Isso previu uma parceria efetiva com a comunidade Maracatiara que colaborou com a evolução alcançada, além da inclusão dela em um circuito de comercialização do produto artesanal. De volta a São Paulo, Tony Ferreira inicia a produção do Laminado Vegetal no seringal São Carlos, em Magda, conseguindo melhora considerável na qualidade do produto, chegando a confeccionar bolsas, sapatos e casacos.

No entanto, encontrou as mesmas dificuldades vivenciadas pelos seringueiros da Amazônia: falta de produtividade e instabilidade do material produzido. Diante do impasse, associou-se ao empresário Oswaldo Pereira Barbosa e juntos fundaram, em meados de 2006, a indústria Ecológica, dando início a uma nova fase do produto marcada por testes e avaliações do potencial, resistência real e definições do novo produto, agregando tecnologia e viabilidade comercial. A ideia agora estava completa: era a junção de uma técnica artesanal transmitida de geração a geração entre os nativos seringueiros com a excelência genética atingida pelos seringais paulistas e com a alta tecnologia industrial desenvolvida.

Durante todos esses anos a Ecológica não tem poupado investimentos  em pesquisas  para  o melhoramento contínuo dos seus  produtos, o objetivo seria  controlar a estabilidade ideal do látex natural,que todos nós sabemos que é dificílimo estabilizar uma matéria-prima que é viva, que reage o tempo todo com cada mudança climática.

Criamos  um departamento exclusivo  para  desenvolvimento e  pesquisas, onde  temos como missão ,chegarmos em um nível de excelência  em todos os nossos produtos fabricado em látex natural.

A empresa Ecológica  depois  desses anos todos ,evolui significativamente na tecnológica sustentável, adquirimos um norral em látex natural que nenhuma empresa  chegou a conquistar até hoje , já não somos mais somente um fabricante de laminado vegetal, a Ecológica se transformou em uma grande empresa de soluções sustentáveis para todos os tipos de produtos e segmentos.

Procuramos  de uma forma muito precisa solucionar  todos os produtos  que ainda não se enquadram em uma proposta  sustentável, com a nossa tecnologia, utilizando matérias-primas renováveis e recicladas com a mesma viabilidade comercial  dos produtos ainda fabricados  de maneira não sustentável.